O que é cultura? Quando fazemos essa pergunta é possível achar inúmeras respostas como: é a essência da empresa, a identidade da organização, o conjunto de hábitos e valores, a estratégia principal e por aí vai.

Lembro de uma das primeiras reuniões que tive com o nosso CEO, Fabricio Bloisi, em que  levei as iniciativas do Jeito Moviliano de Ser (nome que damos à cultura da Movile) e ele começou a questionar que faltavam algumas coisas. Na hora eu fiquei sem entender, porque eu não cuidava daquelas ações, eu  estava responsável por todas as outras áreas da empresa. Foi exatamente quando ele me falou: CULTURA É TUDO!

A partir desse momento a chave virou. Cultura não é somente responsabilidade minha ou da área ou do time de Gente, mas de todo mundo que faz parte da Movile.

Posso dizer que o sentimento de dono começa por aí. Respiramos e vivemos a cultura da Movile a cada segundo. Seja em  nossas metas, na forma de tratar as pessoas, como nos comunicamos, nas definições estratégicas, na forma de dar visibilidade aos resultados, nos reconhecimentos, iniciativas de clima, reuniões de alinhamento, desenvolvimento e infraestrutura.

Quando falamos de infraestrutura, nossos escritórios transbordam, – através das paredes -, esse sentimento! Todos eles foram criados de acordo com o que somos, começando pelos nossos valores.

Ao fazer nosso famoso tour pelo escritório da Movile, contamos a nossa história a partir dos nossos valores: Gente FIRME – Gente, Foco no Cliente, Inovação, Resultados, genteMeritocracia e Ética, mostrando as iniciativas principais de cada um deles. Montamos esse tour de uma forma que as pessoas possam interagir com cada valor, os adesivos dos nossos produtos ficam à disposição de todos na parede do  “foco no cliente”, temos uma parede de lego na área de inovação, e uma árvore com as nossas mãos firmando um compromisso na parte da “ética”, por exemplo. Tudo foi pensado para que os Movilianos e nossos convidados possam vivenciar a alma do nosso jeito de ser.

 

 

Rose.png
A janela do nosso escritório

Durante nosso movimento de expansão e mudanças de escritórios, nos preocupamos em montar projetos que nos permitissem ter espaços abertos para ter livre acesso às informações, garantir a troca entre as pessoas e a horizontalidade nas relações. Um exemplo disso é a Rosie, nossa robô que funciona como uma “janela”, ela nos mostra tudo o que está acontecendo nos outros escritórios do Grupo Movile, em tempo real. Além disso, estamos de portas abertas para eventos, meetups e tudo que fomente a inovação.

 

 

Para fortalecer a cultura com “foco em resultado” e para garantir a transparência, temos televisões espalhadas em todos os cantos com os KPIs atualizados em tempo real para que todos acompanhem nossos números. Nossas metas ficam estampadas nas champagnes da parede de “resultado” e que são abertas para celebrar uma meta atingida.

A Future Wall, um mural em que cada Moviliano e Moviliana pode compartilhar o seu sonho, também existe por um motivo especial e que tem relação com a nossa história. Temos o Sonho Grandede impactar a vida de 1 bilhão de pessoas através dos nossos apps. Incentivamos muito que as pessoas tenham grandes sonhos para irem além em tudo que fazem, pois a Movile surgiu assim, através de um sonho.

Future.jpeg

Cada elemento tem um porquê e reforça ainda mais nossa identidade. Quando você tem uma cultura forte e única, tudo passa a ter um um propósito. Deixo o convite para você conhecer!

Quer saber mais sobre a cultura da Movile e de cada empresa do grupo? Criamos esse ebook que pode te ajudar a entender todos os detalhes. Clique aqui para baixar!

thumb.png

At Movile, currently I’m responsible for Internal Communication & Employee Engagement and I interact with all offices in Latin America, EUA and invested companies (merger and acquisition environment companies). I’m passionate about people and how we communicate with them to achieve great results!

Posted by:Natalia Zeferino

At Movile, currently I'm responsible for Internal Communication & Employee Engagement and I interact with all offices in Latin America, EUA and invested companies (merger and acquisition environment companies). I'm passionate about people and how we communicate with them to achieve great results!

Deixe seu comentário