Já falamos aqui sobre o caminho que percorremos em nosso time de Tecnologia para estarmos há mais de um ano sem um turnover na equipe. Mas o que mais uma empresa que visa reter talentos pode fazer para aumentar o engajamento e a adesão dos valores por parte dos novos colaboradores?

Para responder isso vamos começar falando sobre a campanha de valores da PlayKids. Ao lançarmos nossos novos valores tivemos uma longa jornada que começou na apresentação das novidades aos antigos colaboradores e foi até um trabalho contínuo de reforço da cultura. Quando os novos colaboradores chegavam eram apresentados a esses valores no Onboarding.

No entanto, percebemos que ainda assim faltava algo para ampliar esse vínculo inicial entre o colaborador e a PlayKids. Por exemplo, sempre reforçamos o valor Foco no Cliente, que estimula que os colaboradores entreguem as melhores experiências para os usuários, sempre pautados no carinho, cuidado e compromisso. Mas, como traduzir um valor que na prática é muito presente para uma pessoa que ainda está chegando e não viveu essa experiência na PlayKids?

Desse desafio, nasceu a ideia de aprimorar nosso processo de Onboarding. Nós precisávamos minimizar o tempo de adaptação dos novos funcionários à nossa cultura, além de estimular que os novos colaboradores se identificassem e se sentissem parte fundamental da empresa.

Todos a bordo!

Para chegarmos nesse resultado, desenvolvemos uma jornada que começa antes mesmo do primeiro dia de trabalho do colaborador, quando ele recebe em casa um vídeo em que nosso CEO dá as boas-vindas e apresenta a PlayKids. Na sequência, ele recebe um livro customizado em que ele é o personagem principal e é apresentado para todas as áreas da empresa numa divertida história à la PlayKids Explorer.

Essa primeira experiência do nosso colaborador gera também seu primeiro vínculo com o Business Partner e com a empresa. No seu primeiro dia de trabalho a imersão é completa, ele será apresentado ao escritório da PlayKids, além de receber um treinamento sobre as políticas internas.

A segunda fase do programa acontece em Campinas, um mês depois do colaborador ter entrado na empresa, em que ele é apresentado de forma mais abrangente aos valores e cultura da empresa, ferramentas de gestão utilizadas e às áreas da PlayKids.

Finalmente depois de dois meses, reunimos os colaboradores em Poços de Caldas para apresentar todas as unidades de PlayKids na cidade durante a manhã e, de tarde, fazemos uma roda de conversa com o CEO.

Aumentando a performance dos novos colaboradores

Lembra do começo desse artigo em que falamos sobre nosso baixo turnover? Segundo a especialista em processos de RH e professora da Universidade Estadual de Administração de Negócios de Portland, Talya Bauer, pessoas com prévia experiência e um entendimento mais aprofundado sobre a cultura de organização de onde trabalham são mais produtivas, engajadas e comprometidas mesmo depois de um ano na empresa.

Ainda de acordo com a especialista, as organizações podem ajudar os novos funcionários a aumentarem suas chances de sucesso na empresa ao criar uma conexão no processo de Onboarding. A professora reforça que depois de esclarecer os pontos básicos, como pagamento, configurações de mesa e computador, o foco deve ser em ajudar esses novos funcionários a se sentirem bem-vindos.

Criando vínculos reais

Ao fazermos esse processo de boas-vindas estamos não só facilitando a chegada de nossos novos talentos, como também aumentando suas oportunidades de crescimento e destaque na PlayKids. Nosso lema é: quebre o gelo, crie um vínculo e gere identificação! Com esses três passos, estamos criando um time altamente engajado com nossos valores, cultura, com forte vínculo aos nossos produtos, além de foco no cliente.

Para nós foi essencial criar essa nova estrutura, trazendo o novo colaborador para perto de cada um de nós. Com essa e outras práticas alinhadas queremos fazer com que nossos talentos estejam integrados aos nossos valores e a nossa cultura desde o início de sua trajetória.

 

Especialista em comunicação na PlayKids

Posted by:Ariane Donegati

Especialista em comunicação na PlayKids

Deixe seu comentário