Como criamos um ecossistema de desenvolvimento para nossas empresas

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Somos um ecossistema de empresas que trabalham juntas por um objetivo em comum: Impactar a vida de 1 bilhão de pessoas. Estamos revolucionando o universo da alimentação, de pagamentos, de eventos, tornando a educação mais divertida e ajudando empresas a criarem experiência relevantes com tecnologia.

Estar em um ecossistema de desenvolvimento beneficia não só os nossos negócios, mas todas as pessoas que fazem parte dele. Nossos negócios crescem e geram muitas oportunidades de carreira e crescimento dentro e entre as empresas.

Investimos alto para desenvolver as pessoas e deixá-las preparadas para os próximos passos, acreditamos que isso é chave para continuarmos inovando e impactando muitas vidas. 

Cuidar da nossa gente faz parte da cultura das nossas empresas, e quando todos prezam por isso, não faltam oportunidades e iniciativos dentro do ecossistema para que as pessoas evoluam.

Hoje vou contar sobre como esse ecossistema contribui para a cultura de desenvolvimento do Grupo Movile.

1. Forças especiais

O jogo é coletivo e o objetivo é mútuo, é comum ver pessoas da Movile trabalhando com o iFood e pessoas da Zoop trabalhando com a MovilePay. Temos muita gente boa espalhada pelas empresas e seria um desperdício não usar todo nosso potencial.

Um dos benefícios do Grupo é poder ajudar e receber ajuda de “forças especiais”. Forças especiais são pessoas experts em algum tema que fazem projetos e compartilham conhecimento e experiência entre as empresas do Grupo. Aprendemos uns com os outros e andamos mais rápido por isso.

Por exemplo, sou do time da Movile e ano passado fui responsável pelos programas de desenvolvimento de liderança de todo o Grupo. 

Hoje estou trabalhando no projeto de formação de liderança da Zoop, ajudando com o levantamento de necessidades, desenho e acompanhamento do programa. Dentro do time desse projeto temos pessoas da Movile, Zoop e MovilePay. Três empresas, mesmo objetivo!

2. Mentores

Pense em uma pessoa que te ouviu, deu conselhos e ajudou a te direcionar em momentos importantes da sua vida. Pensou? 

Essa pessoa mentorou você!

Nossos desafios são enormes e é ótimo poder contar com a ajuda de pessoas com mais e diferentes experiências. 

Conhecimentos diversos ampliam a nossa percepção sobre os desafios e, no Grupo Movile, nós podemos encontrar muitos mentores.

Existe aquela pessoa que pode te ajudar com carreira na Sympla e aquela outra da Wavy que pode te ajudar em um desafio técnico. As pessoas estão sempre dispostas a ajudar, basta abordá-las para agendar uma conversa periódica.

3. Cultura e Modelo de Gestão

Nossa Cultura e Modelo de Gestão são o nosso sistema operacional e reforçam como as coisas acontecem no Grupo Movile.

Incentivar as pessoas a tomarem riscos e agirem rápido é abrir espaço para que aprendam de modo acelerado e cheguem em melhores soluções o quanto antes. 

Ao término de cada piloto discutimos nossos “Hits & Misses”, que são nossas lições aprendidas do que foi bem e o que podemos melhorar.

Colocamos metas desafiadoras e temos nossos rituais mensais para olharmos para os resultados e criarmos planos de ação para garantir que estamos no caminho certo para atingir nossas metas. 

Essa cultura é expandida para todo o Grupo, todas as empresas operam com esse modelo de gestão e temos pessoas de diferentes unidades de negócio ajudando a provocar e subir a barra das entregas do Grupo.

Dentro desse contexto, senso de dono é mandatório. Valorizamos pessoas com visão de grupo e que contribuem para a evolução de nossos talentos, produtos, processos e metas. O diálogo é aberto e incentivamos que todos contribuam.

Esse nosso jeito de acompanhar resultados é somado a valores comuns que chamamos de GENTE FIRME:

  • Gente: atraímos e retemos pessoas pró-ativas, comprometidas e apaixonadas pelo que fazem. Prezamos pelo trabalho em equipe, diversidade e transparência nas relações;
  • Foco no cliente: pensamos como clientes, temos empatia para nos colocar no outro lado. Antecipamos as necessidades e estamos sempre dando feedbacks para melhorar os nossos produtos;
  • Inovação: somos criativos e ágeis para criar algo inovador para surpreender positivamente nossos clientes. Encorajamos as pessoas a tomarem risco e aceitarem erros que levam ao rápido aprendizado;
  • Resultado: somos obcecados por resultados, eles garantem a nossa sustentabilidade a longo prazo;
  • Meritocracia: recompensamos e oferecemos oportunidades para as pessoas crescerem na mesma velocidade de suas entregas;
  • Ética: não pegamos atalhos, fazemos o que é certo e iremos criar negócios sustentáveis.

4. Abrimos espaço para troca de conhecimento

Acreditamos no poder das conexões e criamos espaços para todos saberem os projetos de sucesso do Grupo e o que podemos aprender com eles. Fazemos isso de diversas formas.

Temos comunidades que se reúnem trimestralmente para discutir assuntos chave para os nossos negócios como Inteligência Artificial e Gestão de Produto.

Em nosso Planejamento Estratégico convidamos pessoas de diferentes unidades de negócio para mostrarem projetos impactantes para todos os líderes do Grupo Movile, isso faz com que as pessoas conheçam o que está sendo feito e saibam onde procurar ajuda se necessário. Saber que uma empresa é incrível em algo faz com que a barra suba para todas as outras.

Nossos talentos  têm a oportunidade de fazer job rotation entre empresas, e no Mobile Dream Move (nosso programa programa de seleção e aceleração de jovens talentos) temos uma etapa de job rotation também. 

Os selecionados escolhem algumas empresas do Grupo e passam alguns dias conhecendo a área em que vão trabalhar em diferentes contextos e desafios, conversam sobre estratégia, processos, estrutura, pessoas e aprendizados.

Temos um canal de comunicação interno único, assim todos podem acompanhar em tempo real o que acontece no dia a dia do Grupo Movile.

A Academia Movile é a estrutura de treinamento e desenvolvimento focada em iniciativas para todas as empresas. Promovemos um ambiente de troca de aprendizado e desenhamos treinamentos que se encaixam nas necessidades dos nossos negócios, fazendo com que as pessoas atinjam sua melhor versão e estejam prontas para liderar times, projetos e negócios.  

Em 2018, mais de 1170 pessoas do Grupo Movile foram impactadas pela Academia Movile, e parte do conteúdo foi ministrado pelos nossos talentos, que trabalham em suas unidades de negócios, mas treinam todo o Grupo naquilo que sabem fazer muito bem.

Essas são algumas ações formais, e nossos times não precisam esperar que elas aconteçam para marcar um benchmark, passar um dia no escritório de outra empresa do Grupo ou até mandar um WhatsApp pedindo ajuda em um projeto. O ecossistema é vivo e autossustentável, muitas ações acontecem organicamente. 

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”

Parafraseando o provérbio africano, sabemos que é necessário um ecossistema inteiro para potencializar e acelerar nossos talentos. 

Todos podem ensinar algo e nosso trabalho consiste em promover espaços, conexões e recursos para que as pessoas protagonizem suas carreiras.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: