Essa é uma das crenças que impulsionam o crescimento do Grupo Movile! Sabemos que para impactar a vida de 1 bilhão de pessoas, é necessário começar por  dentro, impactando a vida de quem constrói a empresa, os responsáveis por nos levarem até esse sonho.

Quero compartilhar aqui 5 elementos que aceleram o desenvolvimento das pessoas no nosso Grupo. Confira:

Mindset

Tudo começa com o famoso growth mindset, adultos podem aprender e evoluir tanto quanto crianças. Temos uma grande preocupação em criar um ambiente onde as pessoas possam ser vulneráveis, falar de pontos a desenvolver, receber apoio e desafios que suportem o seu crescimento. O erro é visto como uma oportunidade de aprendizado, somos encorajados a tomar riscos, pois sabemos que quanto mais rápido ele vier, mais rápido aprenderemos.

Desenvolvimento é responsabilidade de todos

Sim, de todos que fazem parte do Grupo Movile! O desenvolvimento começa do protagonismo de cada um em se dedicar e buscar formas de estar sempre aprendendo através de fontes diferentes – seu gestor, seus pares, seus liderados e outras empresas do Grupo. Fomentamos um ambiente horizontal, onde todas as pessoas possam gerar insights de desenvolvimento e compartilhar conhecimento para os demais. Se a cultura é de desenvolvimento, todos podem e devem construí-la juntos.

Liderança

Acreditamos na força do exemplo e nossos líderes têm papéis chave para acelerar as pessoas. Resultado é um de nossos valores, e subir a barra de nossas entregas faz com que as pessoas se esforcem a entregar o máximo. O produto dessa jornada, facilitada pelos líderes em busca de metas desafiadoras, é o desenvolvimento natural dos times.

Framework de desenvolvimento

Práticas que suportam o desenvolvimento no dia a dia

No final do dia, o trabalho do time de Learning & Development se resume em promover um ambiente onde o conhecimento flui pela organização, através de troca de experiências e aprendizado contínuo.

Existem algumas práticas que nos ajudam com esse objetivo e que devem estar alinhadas com os elementos já falados:

1. Tecnologia

Usamos e abusamos de ferramentas que facilitam o processo de desenvolvimento no dia a dia.  Aqui podemos dar, pedir e receber feedbacks de qualquer pessoa da organização, montar o nosso próprio plano de desenvolvimento individual (PDI) e acompanhar e registrar os 1on1s mensais com nossos gestores. Oferecemos mais de 40 mil cursos EAD, inclusive de universidades como Harvard, todos gratuitos, para que o conhecimento esteja a alguns cliques dos nossos times. A tecnologia facilita a assertividade para que as pessoas aprendam o que precisam, no momento que precisam e sem barreiras.

2. Academia Movile

A Academia Movile atua com desenvolvimento para todas as empresas do Grupo Movile, promovemos treinamentos que impulsionam a performance dos nossos negócios, ajudando as pessoas a atingirem a sua melhor versão para estarem preparadas para gerir projetos, times e nossos negócios.

Em 2018 já tivemos mais de 600 pessoas treinadas, somando mais de 4 mil horas de treinamento. Parte destes conteúdos foram compartilhados pelas próprias pessoas do Grupo Movile, que entendem a importância de disseminar o conhecimento e contribuir para o aprendizado coletivo.

3. Academias Offsite

Reunimos os times de todo o Grupo Movile por vertical, como Gente, Marketing, Tecnologia e Produto, para terem conteúdos de ponta e trocarem sobre os desafios que enfrentam em diferentes contextos. Essa é uma forma de integrar o nosso Grupo, capacitar nossos times e promover a troca constante de aprendizados.

O que une todos esses pontos: nossa cultura

Desenvolvimento de fato faz parte da nossa cultura, os negócios crescem e precisamos de pessoas que cresçam na mesma velocidade para suportar os desafios que vêm pela frente.

Para ter dimensão do quanto isso é importante, criamos uma trilha de desenvolvimento para backends, em que qualquer pessoa (não só Movilian@s) podem estudar e aprender, antes mesmo de fazer parte do time do Grupo Movile. Para nós, o desenvolvimento começa antes do dia 1. Entre aqui para conhecer nossa trilha.

Nossos gestores e recrutadores, ao contratarem uma pessoa, são incentivados a curar uma trilha de conteúdos importantes para aquela vaga na nossa plataforma EAD, para que já no dia 1 nossos novos Movilian@s possam acelerar a sua curva de aprendizado e consequentemente de entrega.

Se eu pudesse deixar somente uma dica, eu citaria uma frase do Mark Cuban, sócio do time de basquete americano Dallas Mavericks:

“Você pagou pelo colégio ou faculdade, agora encontre um emprego onde você é pago para aprender. Não é uma carreira, é uma chance de ser pago para ser um calouro no mundo do trabalho”.

Ótimo desenvolvimento!

 

 

Posted by:Guilherme Loiola

Deixe seu comentário