Home Office: 8 dicas para manter a produtividade!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No cenário atual em que estamos vivendo, de incertezas e distanciamento social, muitas empresas estão aderindo ao formato de trabalho remoto, o famoso Home Office. Aqui no Grupo Movile esse modelo já faz parte da nossa rotina e cultura, nós Moviliano(a)s temos flexibilidade no trabalho e diversas pessoas trabalhando 100% remoto. 

Além disso, há algum tempo temos trabalhado para preparar nossos líderes por meio de  de diversas iniciativas e uma trilha que chamamos de #RemoteWorks (trocadilho com o “remoto funciona”)

Nós  entendemos a necessidade que muitas equipes e pessoas têm e por isso, usando o que temos aplicado internamente, preparamos algumas dicas para ajudar você a enfrentar esse momento da melhor forma possível e aumentar a sua produtividade: 

1- Crie uma rotina! 

Assim como acontece nos dias que você vai ao escritório, é importante criar uma rotina para o corpo e a mente entenderem que é hora de trabalhar! 

Faça o seu “ritual” diário… Acorde, tome café da manhã, tome um banho, vá passear com os seus pets ou se exercite, e finalmente comece a trabalhar em um horário específico, assim como seria se você estivesse no escritório. 

Crie uma rotina para ter a “sensação” de início do horário de trabalho, mesmo estando em casa. 

2- Espaço de trabalho 

Reserve um lugar para ser o seu espaço de trabalho! Em sua escrivaninha de estudo ou na mesa da cozinha, transforme este lugar no seu espaço. Se você trabalha na área de tecnologia é possível que tenha diversos equipamentos, deixe isso já setado no seu espaço.

Separa post-its, materiais de papelaria, muita água e tudo o que você sabe que vai precisar durante o dia. Dessa forma fica mais fácil “simular” um ambiente que é exclusivo para o trabalho, além de ajudar a ter foco. 

Estar em um lugar confortável também é fundamental. Evite ficar o dia todo em lugares que podem prejudicar sua saúde física, como cadeiras e sofás que prejudicam sua postura. 

Ambiente confortável é imprescindível para ser produtivo.

3-  Ferramentas de organização! 

Check-lists, Trello, Monday, Caderninhos…Existem diversas ferramentas que podem ajudar na organização das suas entregas de uma forma mais efetiva. 

Determinar tempos específicos (e alcançáveis!) para realizar cada uma de suas tarefas pode te ajudar muito a não se perder, não cumprir prazos e manter o foco.

Então use e abuse das ferramentas de organização!

A Resultados Digitais divulgou essa semana uma ferramenta criada pelo próprio time de tecnologia e 100% open source, a #matrix.

4- Entregas claras para o seu dia 

Como você quer terminar o seu dia?

Ter metas diárias ou um check list do dia vai te ajudar a focar nas atividades e te auxiliar a programar melhor sua agenda da semana e do mês como um todo. 

Assim, fica mais fácil de acompanhar como têm sido o seu progresso ao longo do tempo e facilita as entregas em seus respectivos prazos.

5- Comunicação é importante!

Comunicar-se frequentemente com times e gestores(as), mesmo que online, além de tirar a sensação de “solidão” transmite para as pessoas a segurança de estar presente, mesmo sem estarem fisicamente juntos. 

Ao terminar uma reunião, mande um e-mail de alinhamento com os principais pontos da conversa, e na falta de respostas, ligue para as pessoas!  

Além disso, existem diversas ferramentas para criar salas virtuais para estar online e conectados com times e pares, como: 

  • Hangouts
  • Skype
  • BlueJeans

Crie meios para manter a interação humana, mesmo online e sem toques. Almoços virtuais e celebrações por videoconferência também são bem-vindos!

6- Cuidado com os horários

Durante o Home Office é muito fácil perder o horário de refeições ou de finalizar as atividades do trabalho. 

Por isso, determinar momentos ao longo do dia de início e fim de trabalho, assim como de almoço, lanches e outros é fundamental para manter a saúde e bem estar (seu e do time!)

7- Cuidado com  distrações 

Comunicar as pessoas que estarão com vocês em casa (pais, cônjuges, amigos e demais) com clareza de que você está trabalhando, apesar de estar em casa, pode te ajudar a não cair em distrações excessivas.

Uma das vantagens do Home Office é justamente poder estar com entes queridos e deve sim ser explorado em momentos específicos ao longo do dia! 

Mas um alinhamento de que você precisa de um tempo para estar focado(a) pode evitar excesso de distrações. 

Quando se tem crianças em casa conciliar Home Office fica ainda mais difícil, por isso a PlayKids deus dicas incríveis sobre esse tema no blog da leiturinha! Se você é mamãe ou papai, vale a pena conferir. 

8- Por último e não menos importante… Respeite o seu tempo!

Home Office em larga escala é algo novo para todos(as) nós! 

Se adaptar a uma situação tão diferente da acostumada pode gerar uma queda de produtividade ou aumento de ansiedade, por isso, respeitar seu tempo de ajuste,  não se cobrar tanto nesses primeiros dias e entender que é uma fase vai tornar o processo muito mais fácil! 

Se você tem a possibilidade de trabalhar de casa, aproveite o privilégio do Home Office. Vamos usufruir esse momento para ser ainda mais produtivos(as) e focar nas entregas!

Gostou das dicas? Espero que ajude você a ter dias mais produtivos!

Deixe um comentário

Categorias

Posts relacionados

Siga-nos

Baixe nosso e-book!

%d blogueiros gostam disto: