• Blog
    • Tecnologia
    • Carreira e Cultura
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
  • Nossas vagas
  • Site Movile
Menu
  • Blog
    • Tecnologia
    • Carreira e Cultura
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
  • Nossas vagas
  • Site Movile
  • News

[Estadão] Fóruns na web e eventos ajudam a preparar candidato para setor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Empresas oferecem cursos e debates sem custo, enquanto escolas se especializam em treinamentos digitais

 

Fernando Scheller, O Estado de S. Paulo

05 de maio de 2019 | 05h00

Mesmo quem nunca trabalhou com tecnologia pode usar a internet para dar os primeiros passos e tentar se apresentar como um potencial candidato para as milhares de vagas que o setor deve abrir nos próximos anos. “O interessado que não tem contato com o setor pode começar se informando pela internet, em blogs de tecnologia, tutoriais e fóruns de discussão, para testar seus conhecimentos de programação”, diz Matheus Fonseca, responsável pela área de atração de talentos da Movile, dona do aplicativo de entregas iFood e da plataforma de entretenimento PlayKids.

Campus

Campus Party é exemplo de fórum para trocar ideias e fazer contatos para no setor de T Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO

Segundo Fonseca, ao contrário do que ocorre em outros segmentos, a comunidade de tecnologia é aberta ao debate e a novos entrantes. A partir dessa sondagem inicial online, a pessoa em busca de uma carreira na área pode encontrar seus pontos de interesse – de preferência, dentro das competências mais buscadas pelo setor atualmente. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), das 5 mil vagas que estão abertas neste momento em empresas em estágio inicial, as que oferecem mais oportunidades são desenvolvimento de software, vendas e atendimento, marketing e design.

Com a definição do objetivo, é hora de partir para eventos gratuitos que oferecem informação e treinamento sem custo. Na dona do iFood, há um programa de quatro sábados voltado a iniciantes no mundo de tecnologia, chamado de Movile Next, cujas datas e locais de realização são divulgados no site da empresa. Lá também estão artigos gratuitos sobre diferentes tecnologias, incluindo código aberto. Outros expoentes desse mercado, como o NuBank, também mantêm encontros com interessados na área – os chamados “meet ups”.

Cursos

O candidato pode chamar a atenção de um recrutador na área apenas com um curso online ou uma especialização de curta duração, diz Mateus Pinho, diretor de marketing da Revelo, plataforma online especializada em recrutamento para tecnologia. “O mercado está abraçando novos perfis, não pode fechar o funil”, afirma. “É a hora de aceitar uma formação mais multidisciplinar.”

Para quem tem dinheiro para investir, cursos de um semestre, como os da Digital House, vêm acompanhados de orientação de carreira e ajuda na hora de procurar emprego.

Na Digital House, curso e mentoria custam entre R$ 7 mil e R$ 8 mil. A escola, que começou a operar há um ano, quer formar até 4 mil alunos em 2019.

Como se inserir no mundo da tecnologia

Proximidade: Profissionais de áreas como engenharia e matemática têm vantagem na hora de migrar para tecnologia. Segundo recrutadores, o entendimento é que eles têm algo muito valorizado na área: o pensamento lógico.

Inclusão: Pessoas com formação em humanas não estão de fora da “onda” da tecnologia. Empresas relataram ao ‘Estado’ casos de administradores, advogados e até músicos que hoje trabalham  como programadores.

Talento provado: Criar um projeto próprio e apresentá-lo em fóruns online de discussão sobre tecnologia pode ser uma boa forma de chamar a atenção de uma empresa.

Duplo desafio: Combinar conhecimento técnico e de negócios é fundamental. Uma ideia para uma aplicação ganha força quando vem com a tecnologia para viabilizá-la.

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,foruns-na-web-e-eventos-ajudam-a-preparar-candidato-para-setor,70002815959

Compartilhe isso:

  • Tweet

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Carolina Martins

Carolina Martins

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Anhembi Morumbi, parte do time de Marketing & Communications do Grupo Movile, sou apaixonada pelo universo da comunicação e acredito fortemente no valor que ela tem para ser um bom canal de contato entre marcas e pessoas.

Deixe um comentário

Categorias

Categorias
  • Android
  • Backend
  • Banco de Dados
  • BI
  • Carreira
  • Carreira e Cultura
  • Carreira e Cultura
  • Ciência de Dados
  • Cultura
  • Data Specialist
  • Design
  • Diversidade
  • Front-end
  • Frontend
  • Fundação 1Bi
  • Grupo Movile
  • Histórias
  • iFood
  • Infraestrutura
  • Inteligência Artificial
  • iOS
  • iOS App Development
  • Kotlin
  • kubernetes
  • LeaderShift
  • Material
  • Mobile
  • Mobile Dream
  • Movile
  • Movilian@s
  • News
  • PlayKids
  • Podcast
  • Produto
  • Projetos
  • React
  • RESPECT
  • Software Architecture
  • Software Engineering
  • Solid
  • Swift
  • SwiftUI
  • Sympla
  • Technology
  • Tecnologia
  • testes
  • UX
  • Vagas
  • Wavy
  • Zoop

Posts relacionados

Whitepaper: API’s no iFood

Leia mais »
Swift

Swift: Princípio da Segregação de Interface [Artigo 4]

Leia mais »
Um primer em CRM para times de Data

Um primer em CRM para times de Data

Leia mais »

Dart Extension Methods na prática

Leia mais »
Tags
Agile Android Apache api App Apps Arquitetura Autoconhecimento Backend Banco de Dados BI Blog bot Bots Cache Carreira Carreira e Cultura Cloud code containers Continuos integration Cultura Dados Dados Probabilísticos data Data Center Data Science Desenvolvimento Design devs digital diversidade DSL Entrevista Evento eventos Experiências Facebook front Front-end Frontend Full-stack Fundação 1Bi Gestão GO google Groovy grupo Grupo Movile histórias home iFood Infraestrutura Inteligencia artificial iOS Java jetpack Json Kotlin kubernetes layout Liderança linguagem loadview Machine Learning marketplace Mobile Movile Movilianos news Objective-C PlayKids podcast produto Projetos pwa python Rapiddo react Reativas Redis research review RH Room spark Spring stack storyboards Superplayer Swift Sympla Talentos tdd Tecnologia Testes transformação digital Unity ux vagas Valores view viewcode viewcontroller viper Voxel vue wavy web Widget Zoop

Siga-nos

Facebook-f
Linkedin
Instagram
Youtube
Twitter

Baixe nosso e-book!

Receba conteúdos exclusivos em seu email!

Seus dados estão protegidos conosco.

Menu

  • Tecnologia
  • Carreira e Cultura
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
Menu
  • Tecnologia
  • Carreira e Cultura
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast

principais categorias

  • Tecnologia
  • Carreira e Cultura
  • News
  • Movile
  • Backend
  • Android
Menu
  • Tecnologia
  • Carreira e Cultura
  • News
  • Movile
  • Backend
  • Android

FEED RSS

RSS Feed RSS - Posts

RSS Feed RSS - Comentários

redes sociais

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
  • Twitter

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados. Criação de Site por UpSites & Weblab

  • Novas Vagas!

  • Último Podcast!

%d blogueiros gostam disto: