Objetivo do projeto é compartilhar conhecimento e criar oportunidades para os jovens; expectativa é alcançar 100 mil pessoas até março de 2020
Movile, dona do iFood, lança nesta quinta-feira (15/08) o Aprendizap, um projeto que tem como objetivo promover a educação e a capacitação de jovens e professores. “A ideia veio de alguns fundadores da Movile. Queremos compartilhar o conhecimento e valor que criamos na nossa empresa”, diz Eduardo Henrique, co-fundador da Movile e CEO da Wavy, uma das empresas do grupo.
Para ter escala e oferecer uma experiência simples aos usuários, a Fundação 1Bi criou um chatbot que interage com os usuários via WhatsApp. A expectativa é alcançar 100 mil pessoas até março do próximo ano.
Por enquanto, o Aprendizap conta com três programas: Competências do Futuro (em parceria com a Fundação Estudar), que ensina temas como autoconhecimento, liderança, resolução de problemas e empatia; um guia de estudos para o Enem (em parceria com a edutech Descomplica) e um voltado aos professores, que ensina a usar ferramentas tecnológicas na sala de aula (em parceria com a Embaixadores da Educação).
Após o usuário se cadastrar e escolher um dos três programas, uma assistente virtual conversa com ele e começa a enviar conteúdos criados por especialistas para ajudar as pessoas a se desenvolverem. Depois disso, o programa avalia o quanto o usuário aprendeu e faz sugestões de novos conteúdos.
O projeto está sendo desenvolvido há nove meses e envolveu cerca de 120 funcionários da Movile, que se voluntariaram para trabalhar na jornada. No futuro, a expectativa é expandir o projeto e capacitar jovens de ensino médio e universitários em áreas de tecnologia, como codificação.
“Um mundo super tecnológico está sendo criado. Isso é fantástico, mas uma parcela grande da sociedade não está inserida nesse mundo. Queremos criar projetos com tecnologia que criem oportunidades para os jovens brasileiros”, diz Matheus Fonseca, responsável pela Fundação 1Bi.