Onboarding de tecnologia: como fazemos no foguete iFood

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Crescimento é uma palavra-chave no iFood e ela não se restringe somente ao contexto de mercado. Para desenvolver produtos cada vez melhores e mais eficientes para nossos clientes e parceiros no Brasil e América Latina, estamos sempre buscando novos (e muitos!) talentos para nos ajudar na evolução da nossa área de tecnologia.

Caras novas pelos escritórios, times novos sendo formados para dar foco a assuntos que ganham relevância e toda a agilidade necessária para revolucionar o universo da alimentação, são os ingredientes do grande desafio de onboarding de tecnologia dos nossos food lovers.

Primeiros passos no iFood (onboarding)

Entrar no iFood requer tanto dos novos colaboradores quanto de quem já é “veterano” uma grande sinergia para transmitir e absorver conhecimento de uma maneira assertiva.

Os primeiros passos visam o entendimento de como os pilares da cultura do iFood refletem no nosso cotidiano. 

Desde o primeiro dia, incentivamos que todo colaborador já esteja inserido no dia a dia de sua equipe, participando de discussões e reuniões, resolvendo problemas e até mesmo lançando melhorias e features em produção! (Somos #Lean)

Para quem ainda não teve contato com o nossa stack de tecnologia, o onboarding começa ainda antes do primeiro dia de trabalho, com orientações e dicas para o novo food lover ficar por dentro de ferramentas, frameworks e sistemas que são utilizados e desenvolvidos pelas equipes e também pelos principais desafios e abordagens que estamos implementando para levar o iFood a alçar voos cada vez mais altos.

Outra etapa inicial fundamental é a imersão no contexto do squad (equipe dentro de uma área de tech), na qual gestores e membros compartilham os principais fluxos, regras de negócio e aplicações que são mais relevantes para o time. 

Essa etapa mostra a importância do nosso valor #AllTogether para que o conhecimento seja difundido com velocidade e eficiência, viabilizando cada vez mais autonomia. Tudo isso é essencial para o onboarding de tecnologia do iFood.

A visão estratégica é outro ponto que difundimos na fase inicial do colaborador, pois acreditamos que o entendimento claro dos objetivos que queremos alcançar e da visão do que estamos construindo nos apoiam constantemente na tomada de decisões, fortalecendo a ideia de que a tecnologia é “apenas” a ferramenta para nos levar a grandes feitos.

Autonomia como ferramenta de desenvolvimento

Aplicar todas as etapas de onboarding que descrevemos anteriormente não é o único fator determinante para uma boa experiência de início de um colaborador no iFood.

Com equipes em constante e rápido crescimento, fomentamos sempre o mindset de autonomia para encarar os desafios e, como o primeiro desafio enfrentado é justamente a compreensão do universo iFood, essa autonomia e a iniciativa dos novos food lovers é o fator diferencial para começar com o pé direito.

Nós, food lovers, estamos sempre prontos para jogar juntos e contar com novos membros na equipe que estão dispostos a encarar o desafio de frente, sem medo de errar ou de perguntar. 

Ter sede de conhecimento e de fazer acontecer é um fator crucial para uma integração ainda mais rápida!

“Novato” de hoje, “veterano” de amanhã

O impacto de uma boa recepção ou um bom onboarding tem resultados não só por meio de tarefas e atividades dos novos food lovers

Cada novo colaborador que passou por essa fase inicial no iFood, imediatamente percebe o valor de um processo de entrada de qualidade e continua a disseminar o conhecimento para outros novos food lovers.

Costumamos brincar que o tempo para ser tornar “veterano” no iFood é cada vez mais curto e isso é resultado da rápida evolução de alguém que um dia foi “novato”.

Próximos desafios

Nossa área de tecnologia segue crescendo em ritmo acelerado e continua em busca de talentos em todo o Brasil. Queremos construir, em nossos escritórios e hubs espalhados pelo país, um ecossistema de equipes de tecnologia altamente conectado e colaborativo.

Para isso, contamos com todos os nossos “veteranos” para proporcionar um excelente onboarding de tecnologia aos nossos novos talentos e, assim, continuarmos firmes na missão constante de compartilhar conhecimento e receber de braços abertos os novos food lovers (Sejam eles 10, 100 ou 1000!!!)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: