Como você avalia sua performance em uma entrevista com o RH? Boa? Mais ou menos? Se garante na entrevista técnica?

Muitas pessoas enxergam uma entrevista como um momento onde ela está sendo avaliada, o que desencadeia: ansiedade, nervosismo e, muitas vezes, “aquele branco”. Mas, o ideal seria que todos a enxergassem, não apenas como um teste por parte da empresa, mas um teste pessoal, para entender e avaliar se aquela empresa é o seu lugar.

Bom, depois dessa pequena autoanálise quero compartilhar algumas dicas que podem ajudá-lo a compreender melhor como se preparar para uma entrevista com o RH, vindas diretamente do time de recrutamento da Movile.

Estude a Empresa

É básico, mas é super importante chegar em uma entrevista com o máximo de informações sobre o lugar que você quer trabalhar. Ler informações do site da companhia ou nas notícias recentes, por exemplo. Isso demonstra interesse e faz com que a conversa com o recrutador flua melhor, mas acima de tudo, te ajuda a formar uma opinião mais consistente sobre a empresa para qual está fazendo um processo seletivo, entendendo seus valores e potencial de mercado. É muito legal quando você vê que os valores da empresa se alinham aos seus.

Estude as pessoas da empresa

É muito interessante chegar para a entrevista com algum conhecimento sobre as pessoas que trabalham na empresa e na área, entender o perfil e cultura do local e até mesmo utilizar alguns minutos para sanar dúvidas, matar curiosidades ou coletar mais dados sobre o time.

Estude os produtos

Entender melhor os produtos da empresa é imprescindível, no final do dia todos que estão ali trabalham para que mais pessoas não só utilizem os produtos, como também seja impactadas positivamente por eles. No caso de um app, vale entender questões como: sua reputação no mercado e número de usuários ativos. Isso te dará, inclusive, subsídios para avaliar pontos que podem ser decisivos para aceitar ou não uma oferta de trabalho.

Explore todas as perguntas

Sim, nós sabemos que todos têm muito conhecimento e conteúdo em suas áreas de atuação e acham chatas perguntas sobre pontos positivos ou sobre o que quer para daqui 5 anos. Isso provavelmente ainda exista em algumas empresas por aí e cada uma delas tem um motivo. Esse mindset já pré-formatado faz com que grande parte dos candidatos sejam superficiais quando abordam temas como responsabilidade, experiências e conhecimento técnico. Busque o equilíbrio, literalmente, praticando com muitas entrevistas.

Nunca minta

Parece óbvio, mas alguns profissionais acreditam que o recrutador não conhece a complexidade das atividades da vaga. O que pode causar momentos embaraçosos caso você não passe toda a verdade quanto a suas experiências, projetos e habilidades. É essencial que você seja transparente em cada resposta.

Seja Humilde

Cada pessoa adquire ao longo de sua carreira experiências e conhecimentos diferentes, não acreditamos que exista um cargo ou área melhor que outra. Por isso, apresentar uma postura de superioridade ou fazer uso de jargões 100% técnicos propositalmente para dificultar o entendimento do ouvinte não irá fazer com que você se destaque entre os  demais candidatos.

Aqui na Movile nós trabalhamos para que cada experiência em nossos processos seletivos seja tão mágica quanto a que nossos clientes têm ao consumir um dos produtos. Queremos que as pessoas que se aplicam em nossas vagas se desenvolvam durante as etapas, conheçam mais a empresa e se apaixonem pelo que estamos construindo.

Nós, pessoas responsáveis pelo recrutamento da Movile, estamos sempre em constante evolução, com o objetivo de tornar essa etapa mais humana e menos constrangedora, possibilitando que cada um apresente seu real potencial.

Portanto, abuse dessas dicas, se aperfeiçoe cada vez mais e se quiser, ao final da entrevista, peça um feedback ao recrutador. Tenho certeza que enriquecerá ainda mais seu aprendizado 🙂

Confira o artigo sobre dicas para entrevistas técnicas também!linkedin-12.png

Roberta é recrutadora há mais de 5 anos, já atuou para projetos em diversas empresas e hoje é a principal responsável pelo recrutamento de tecnologia na Movile.

Posted by:Roberta Schwandt

Roberta é recrutadora há mais de 5 anos, já atuou para projetos em diversas empresas e hoje é a principal responsável pelo recrutamento de tecnologia na Movile.

Deixe seu comentário