A Zoop é uma empresa de tecnologia para meios de pagamento e serviços financeiros focada em habilitar outras empresas a desenvolverem suas próprias soluções de pagamento. Oferecemos nossa tecnologia através de módulos flexíveis que permitem que qualquer negócio possa receber, processar e gerenciar dinheiro a partir da captura de transações por meio físico (terminais) ou digital (aplicativos e sites). Na prática, todo o parceiro Zoop pode criar a sua própria empresa de pagamentos e serviços financeiros utilizando a plataforma da Zoop.

História da Zoop 

Em 2013, Fabiano Cruz e Rodrigo Miranda trabalhavam juntos no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Com o passar do tempo, notaram  uma grande ineficiência nos meios de pagamento convencionais o que os levou a, não apenas idealizar um negócio que eles sentiam que atenderia melhor as empresas, mas também o criarem, nascendo assim, a Zoop. Ganharam o maior prêmio de startup da América Latina o Q-Prize, evento do braço global de Venture Capital da Qualcomm.  Desde então, o negócio cresceu exponencialmente e recentemente fechamos uma parceria estratégica, agora a Zoop passa a suportar além de outras operações, toda a estrutura de pagamentos das empresas do grupo Movile.

Nosso impacto

Utilizando as tecnologias da Zoop, o iFood passará a gerenciar os pagamentos dos seus pedidos nas plataformas digitais. Para isso, serão utilizados os módulos da plataforma. Na prática, quando um cliente faz um pedido em um restaurante através do iFood, ele pode pagar no site ou por meio de uma maquininha iFood. A partir disso, todo o dinheiro da cadeia de compra passa a ser gerenciado pelo iFood através das tecnologias da Zoop

O portfólio da Zoop inclui a oferta de serviços como pagamentos omnichannel, com tecnologias que tornam o processo customizado em todos os canais e melhoram a experiência de venda dos usuários dos parceiros Zoop tanto no universo virtual quanto no físico. Entre os serviços, estão a possibilidade de captura em terminais físicos (maquininhas, POS e TEF) ou através de aplicativos e sites. Também é possível construir formas mais sofisticadas de cobrança como carteiras virtuais utilizando a plataforma. Sob perspectiva de gestão, a camada bancária da Zoop suporta a criação de regras de negócio permitindo a gestão dos recebíveis, movimentação de recursos entre contas digitais, criação de planos de venda customizados, entre outros recursos. A tecnologia Zoop permite que seus parceiros reduzam o custo e a complexidade tecnológica e regulatória para se montar uma operação de pagamentos.

Planos para o futuro

A Zoop será uma das principais influenciadoras da terceira onda do mercado de pagamentos, onde a receita ainda é concentrada em poucos players e até poucos anos, monopolizada por duas grandes empresas. Com a abertura do mercado, a partir de 2012 surgiram novas empresas que democratizaram o acesso ao pagamento com o cartão, reduzindo custos de terminais e resolvendo problemas de atendimento. Esta segunda onda foi encabeçada por empresas como Stone e Pagseguro, que hoje lideram o crescimento do mercado.

O mercado passa agora a evoluir sob a influência de clientes que buscam soluções de pagamento sofisticadas, que integrem o universo digital ao físico e totalmente customizadas a suas necessidades. O Brasil e a América Latina têm presenciado o surgimento  de centenas de marketplaces, plataformas que viabilizam transações para estabelecimentos e indivíduos. Exemplos mais famosos são o iFood e a 99, primeiro unicórnio brasileiro. Estas startups já demandam soluções de pagamentos mais sofisticadas, não querem ficar dependentes dos grandes players e, por movimentarem centenas de milhões de reais por ano, querem ser remuneradas por estas transações e gerenciar o dinheiro de seus vendedores.

A Zoop facilita muito o surgimento de novos players digitais como o iFood e a 99, uma vez que todas as barreiras legais, financeiras e tecnológicas são eliminadas e novos marketplaces e serviços modernos poderão ser criados muito rapidamente,impactando diretamente a vida de bilhões de pessoas.

 

Head of Business Development and Marketing

Posted by:Daniel Teixeira

<p id="ember8159" class="pv-top-card-section__summary-text text-align-left mt4 ember-view">Head of Business Development and Marketing</p>

Deixe seu comentário