As competências do futuro que levam jovens ao mercado de trabalho

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Acreditamos que a tecnologia pode e deve ser usada para gerar mais impacto social positivo e queremos preparar jovens brasileiros para o mercado de trabalho do futuro ensinando a eles as competências profissionais necessárias. 

Unindo esses dois propósitos nasceu a trilha de desenvolvimento, um projeto da Fundação 1Bi, braço social do Grupo Movile, com conteúdos gratuitos, personalizados e curados por especialistas sobre habilidades comportamentais, diretamente no celular. 

Gratuito porque é pelo WhatsApp, personalizado porque o conteúdo é enviado de acordo com suas respostas na conversa, feito por especialistas porque queremos que pessoas  se desenvolvam em competências importantes para o mercado de trabalho.

Somos um Grupo formado por diversas empresas de tecnologia e sabemos do impacto que  a Inteligência Artificial terá daqui um tempo na vida das pessoas. 

A IA transformará a forma como fazemos diversas atividades, alguns trabalhos serão substituídos por robôs e muitos outros novos surgirão. Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, pelo menos 60% da força de trabalho mundial será impactada pela IA até 2030.

Nesse contexto, quais conhecimentos serão importantes para o trabalho? Em outras palavras, o que nos diferencia de uma Inteligência Artificial? Quais são as competências do futuro?

As competências do futuro

Segundo o Fórum Econômico Mundial, as habilidades mais demandadas no futuro serão comportamentais e não técnicas. 

Uma pesquisa realizada no Brasil pela Tera mostra que as competências mais exigidas pelo mercado no contexto de transformação tecnológica são criatividade, inovação, trabalho em equipe, resolução de problemas e inteligência emocional.

Quando olhamos para a educação no Brasil, temos desafios muito grandes ainda em conteúdos técnicos. Ainda há muito espaço em relação ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, principalmente em escolas públicas. 

Precisamos, portanto, criar maneiras acessíveis e escaláveis de desenvolver competências importantes para o trabalho do futuro em jovens brasileiros.

Conhecendo o projeto

Pensando nisso, a Fundação 1bi desenvolveu  a trilha para tornar acessível o conhecimento sobre essas habilidades. Especialistas nos temas selecionaram os principais conteúdos para dar um primeiro passo no desenvolvimento de competências. 

Com base nessa curadoria, construímos as mensagens e os fluxos de conversas. A implementação da trilha foi feita em parceria com a Yurah, usando a tecnologia da Wavy.

Assim, a trilha de desenvolvimento é um projeto gratuito que estimula o aprendizado de competências do futuro por meio de pílulas no WhatsApp. 

Já contamos com 7 temas disponíveis: 

  • Resolução de problemas;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Autoconhecimento;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança;
  • Motivação pessoal.

Para participar, basta seguir os seguintes passos:

  1. Fazer o cadastro no site https://trilha.fundacao1bi.com.br/;
  2. Enviar um código de ativação no WhatsApp;
  3. Interagir e aprender!

Queremos que jovens brasileiros deem o primeiro passo no desenvolvimento de competências do futuro! Vamos juntos? Compartilhe esse projeto clicando aqui.

Essa é uma iniciativa da Fundação 1Bi, instituição social do Grupo Movile e que tem como objetivo promover o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da tecnologia. O projeto foi desenvolvido no ambiente da Wavy em parceria com a Yurah

Débora Nunes

Débora Nunes

Desenvolvimento de produtos focados em impacto social. Prática em gerenciamento de projetos,gestão da inovação e prospecção de parcerias.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: