Carta aberta para futuros Dreamers de 2021 (contém dicas e spoilers)

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Olá, futuro(a) Dreamer! 

Na última semana, com as aberturas das inscrições do Mobile Dream 2021, passou um filme na cabeça de toda a minha jornada nele, da seleção até o trabalho remoto no iFood. 

Foram muitos momentos de autoconhecimento, derrotas, felicidade, realização de sonhos  e conexão. Por isso, queria compartilhar com você 3 dicas que eu daria a mim mesmo, se estivesse recomeçando a jornada como Dreamer hoje. 

Registro do encerramento do Onboarding dos Talents 2020! Momento de muita conexão!

 

As dicas são frutos de alguns aprendizados pessoais e coletivos (em conversa com outros Dreamers que participaram da edição 2020). Vamos para o Top 3:

 

#1 O “POR QUÊ” DEVE SER O SEU MELHOR AMIGO! 

Se eu tivesse que te dar uma dica para as suas primeiras semanas enquanto Dreamer, ela seria: seja curioso e pergunte! 

Em um ambiente tão dinâmico, como a Movile, é fundamental você entender o “por quê” por trás das coisas que estão sendo feitas. Isso fará você compreender de forma mais rápida o contexto que está inserido e, consequentemente, agregar mais valor para a suas entregas. 

A curiosidade também te ajuda a criar conexões! A medida que você vai se interessando pelos diversos temas da sua área e da empresa, você se insere em contextos diferentes e se conecta com pessoas diferentes. 

E acredite, considerando o ambiente de “startup” das empresas do Grupo, em algum momento essa conexão te ajudará de alguma forma. Por isso, não se limite ao seu núcleo de trabalho e explore (essa seria uma dica “1.1” :] ).

 

#2 MEU DEUS, MEU PRIMEIRO PROJETO NA ÁREA… O QUE FAÇO?! 

 

Em um ecossistema de tecnologia, as inovações possuem um ciclo de vida curto. Provavelmente, algum problema/desafio que a sua Unidade de Negócio está passando no momento, pode já ter sido superado por alguma outra empresa de tecnologia ao redor do mundo. Ou seja, para o projeto ou desafio que você recebeu na sua primeira semana de trabalho, pode existir alguém no mundo fazendo algo semelhante que te ajudará na construção de uma solução. 

Ouso a me arriscar nesse momento, pode ser que alguma outra empresa do Grupo Movile já tenha superado esse desafio e tenha um case super legal para compartilhar com você! Por isso, busque estar antenado com as tendências do mercado. 

Essa dica não é minha, foi um dos ensinamentos que o Fabricio Bloisi, atual CEO do iFood, passou para todos os Dreamers 2020 ainda no onboarding

No mais, essa é a minha dica para você fazer diferente no seu primeiro projeto! 

Na foto, um registro do benchmark que fizemos com o time de atendimento do Itaú. O momento foi fundamental para a construção do meu primeiro projeto.

 

#3 O FOCO É NO AUTODESENVOLVIMENTO 

Terceira dica: seja o protagonista da sua carreira. Você, melhor do que qualquer pessoa, deve saber quais são seus sonhos, pontos fortes e sabotadores. Portanto, utilize esses três fatores para direcionar o seu desenvolvimento durante o programa. 

Durante a primeira fase da aceleração do Mobile Dream, você viverá alguns momentos que te auxiliarão nesse processo de descoberta. Utilize esses insights para direcionar o seu futuro, traçando metas claras, em ciclos de curto, médio e longo prazo.

“Ahh… Gui, isso parece papo de podcast motivacional…”

Sim, parece! Porém, considerando a cultura meritocrática do Grupo, isso te trará grandes resultados no desenvolvimento da sua carreira. Aqui, o seu reconhecimento é fruto do seu progresso, comparando a sua performance de hoje com a que você teve meses atrás – por isso estabelecer marcos de crescimento é muito importante.

Ao ter clareza de qual caminho seguir, você aproveitará melhor as oportunidades!

Dentro da área de Customer Experience do iFood, em menos de 6 meses, eu já ocupei duas cadeiras diferentes, trabalhando com coisas completamente opostas. Nesse intervalo, fui Analista de Comunicação e Engajamento e, atualmente, sou Analista de Performance. 

Sempre tive claro que utilizaria o período de aceleração do Mobile Dream como uma jornada de descobertas e que parte dessa jornada seria ocupar cadeiras onde eu pudesse fortalecer os meus skills e entregar valor para a área. Entretanto, isso só foi possível porque a minha liderança também tinha clareza das minhas ambições.

Todo Jedi, no início da trajetória, precisa da ajuda de um mestre Yoda – e com você não será diferente. Compartilhe seus objetivos com sua liderança e a tenha como aliada nessa jornada.

Difficult to see. Always in motion is the future.” – Yoda (Star Wars)

 

No mais, futuro Dreamer, seja feliz! Sendo aprovado no Mobile Dream 2021, com certeza a sua vida passará por grandes mudanças. Dependendo do seu contexto, essa mudança pode envolver uma nova residência, novos amigos e hábitos… Logo, esse processo só será encantador se você transformá-lo em um momento de extrema felicidade.

Com carinho,

Guilherme Augusto | Dreamer 2020

 

Inscrições para o Mobile Dream: 

Outros artigos que você pode gostar:

 

Deixe um comentário

Categorias

Posts relacionados

Siga-nos

Baixe nosso e-book!

%d blogueiros gostam disto: