Alcançando milhões no Stack Overflow

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Impacto

Desde que entrei no iFood, não levou mais do que 6 a 8 semanas para perceber um ambiente onde somos constantemente instigados a pensar em como gerar mais com menos, priorizar aquilo que tem maior importância, procurar alavancas que nos impulsionam a conquistar algo ainda maior, sonhar grande, e estar sempre buscando uma maneira simples de gerar um grande impacto, claro, sem deixar de lado nossa cultura e valores.

Já parou para pensar qual o impacto do produto ou projeto que está trabalhando ou quer trabalhar tem ou terá na sociedade?

Segundo a Pesquisa de Desenvolvedores(as) do Stack Overflow de 2019, 23% dos respondentes votaram que trabalhar em um produto ou projeto de alto impacto é um dos 3 principais fatores que os desenvolvedores mais consideram importantes ao analisar uma proposta de trabalho, afinal, é gratificante poder contribuir em algo que melhore a nossa sociedade.

Ainda nessa mesma pesquisa, também foi perguntado o que leva os desenvolvedores a visitarem o Stack Overflow, e, além da esmagadora maioria buscando por respostas, 25% ainda queriam contribuir para a base de conhecimento.

Do zero aos milhões

No Stack Overflow existem integrantes que já são lendas pela relevância de contribuições, mas quero frisar que nós que estamos começando, também podemos (e devemos!) fazer a nossa parte, pois a coletividade enriquece todo ambiente!

Lá em novembro de 2011, eu fui pesquisar como gerar uma String aleatória em Java, pois precisava implementar um gerador de senhas, e eu lembrava que tinha visto algo no GUJ que na verdade era a combinação de duas das respostas já existentes, foi então que surgiu minha primeira resposta no Stack Overflow.

Com o passar do tempo, a cada pesquisa, descoberta ou detalhe relevante, continuei contribuindo, e ao longo desses 7 anos e 9 meses completei 15 perguntas e 247 respostas, e estou comemorando uma recente conquista de ter atingido 10.000 pontos de reputação, o que pode não ser muita coisa, mas já é um “privilégio”.

Mas afinal, qual é o impacto que podemos gerar contribuindo no Stack Overflow?

Em dezembro de 2014 um novo indicador de impacto foi proposto para calcular o alcance dos nossos posts com o intuito de informar o quanto um integrante que havia falecido era importante para a comunidade.

Não se trata apenas de resolver o problema do outro, nem de ganhar up-votes, mas sim de aprender, pensar no futuro, e espalhar esse conhecimento ajudando e beneficiando milhares de pessoas que eventualmente vão enfrentar problemas similares aos que você já passou.

Como desenvolvedores, nós sabemos da importância do reuso de funções, por exemplo, mas compartilhando no Stack Overflow, o reuso é absurdamente alto.

2 milhões e 200 mil desenvolvedores(as) alcançadas: essa é a estimativa do impacto em visualizações que minhas contribuições já alcançaram até o momento, e, dado que, ao utilizar o Stack Overflow, na média, é economizado 25 minutos em comparação a outras fontes de pesquisa, essas pequenas contribuições já economizaram, juntas, aproximadamente 35 anos de pesquisas por soluções.

Vantagens, oportunidades, dicas e curiosidades

Para quem está começando, vamos dar um passo de cada vez! Confiram a seguir razões, maneiras e dicas de como também alcançar o seu primeiro milhão:

Vantagens de contribuir

Aprendizado e experiência

Para resolver problemas você tem que primeiro ter o conhecimento necessário para saber como resolvê-los.

Pode valer a pena pesquisar como resolver problemas reais e obter aquela experiência, fugindo do nosso escopo habitual.

A qualidade esperada é alta e o feedback da comunidade através de votos nos ajudam a validar que estamos no caminho certo.

Mantenha-se atualizado

Quando há novidades na comunidade, perguntas e respostas sobre esse novo tópico começam a aparecer.

Além de ir atrás e estudar você ainda pode responder perguntas para testar o seu conhecimento, e consolidar o aprendizado. Acompanhe e pesquise por novas perguntas.

Privilégios, reputação e medalhas

Conforme vai contribuindo e ganhando reputação (pontos), você desbloqueia alguns privilégios, tais como votar, comentar, editar, redução de propagandas, acesso a formas de moderação.

O gamification é bem instigante e além de privilégios também podemos ganhar medalhas! Beneficia quem contribui de maneira adequada e nos incentiva a continuar contribuindo com perguntas e respostas de qualidade.

Cuidado para não contribuir apenas pelo jogo, contribuir pode ser também divertido e gratificante.

Devolver à comunidade

Consumimos tanta coisa da comunidade, não somente no Stack Overflow, mas também bibliotecas.

Contribuir é uma maneira de devolver à comunidade por tudo que ela nos beneficia.

No longo termo você também acabará chegando a impactar seu primeiro milhão de pessoas alcançadas, simplificando nossa vida, gerando mais valor para a sociedade mais rápido, e espalhando conhecimento.

Oportunidades

Quanto maior sua reputação em tópicos específicos, empresas procurando experts no assunto tendem a te procurar. É uma alternativa para criar seu portfólio, assim como alguns contribuem no Github, Stack Overflow pode ser outra alternativa.

Identificando oportunidades

Pergunte

Pesquise, leia documentações e tenha certeza de que sua dúvida ainda não foi respondida.

Quem está começando, mudando de tecnologia, ou está se aprofundando em algo e chegou em algum ponto obscuro de alguma linguagem, pergunte!

Não faça perguntas em uma resposta, ao invés disso, faça outra pergunta linkando o outro post em questão.

Mostre o que já tentou, o que já pesquisou, qual problema ou dúvida está enfrentando, e como reproduzir. Isso ajudará a receber votos para sua pergunta e ajudar a atrair pessoas para responder, boas perguntas atraem boas respostas.

Marque uma resposta como correta

Isso irá colocá-la em evidência para futuros visitantes, assim como a votação, e você ainda ganha alguns pontinhos! Sua pergunta deixará de aparecer no filtro de perguntas sem resposta final, e terá retribuído adequadamente a quem te ajudou.

Responda

Se estiver acompanhando novas perguntas, apenas por aprendizado, diversão ou passatempo, é uma ótima oportunidade para responder, mesmo que tiver que pesquisar, mas evite dar respostas apenas com links, traga menções de conteúdos e faça citações. Coloque uma resposta e se precisar editar, edite e melhore o quanto antes.

Para perguntas antigas também: se você acabou resolvendo, coloque uma resposta lá de como resolveu.

Responda sua própria pergunta

Sim, se você chegou ao ponto de fazer uma pergunta, mas depois acabou achando a resposta, responda sua própria pergunta!

Mas se outra pessoa já respondeu, considere se não vale aceitar a resposta dela como correta. Se ainda não existe uma pergunta para a solução que encontrou, faça a pergunta e já a responda.

Dê uma resposta diferente para uma pergunta já existente

Muitas vezes a gente gasta um tempão juntando perguntas, respostas, artigos e documentações em lugares diferentes, chegando a uma solução-conjunto.

Às vezes você também achou uma resposta, mas teve que fazer algo diferente para funcionar no seu caso.

Já pensou que essa mesma solução pode ajudar várias outras pessoas? Essa é uma excelente oportunidade de dar uma nova resposta.

Mesmo que não se encaixe no escopo daquela pergunta, faça uma nova pergunta já auto-respondida. Além de ajudar muita gente, saberá que é realmente a resposta correta através da comunidade.

Não é errado apenas consumir

Se você ainda está começando e não achou oportunidades de fazer perguntas ou respostas, tudo bem!

Com o tempo e experiência eventualmente o momento vai chegar, e agora você já vai estar atento a quando e como contribuir.

Licença

A licença padrão de todas as contribuições de usuários no Stack Overflow é Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0, o que significa que você deve atribuir o que está utilizando ao autor, a vantagem disso é que ter um link back para o post acaba ainda servindo como documentação no seu código.

Você também pode dualizar a licença caso queira que suas contribuições também possa ser distribuída por outro tipo de licença.

Cuidado para não incluir códigos proprietários do seu projeto em uma pergunta ou resposta a não ser que seja open source! Se for o caso, adapte algum código do seu problema ou solução para um código mais genérico.

Dicas e curiosidades

Stack Overflow Meta

Se está na dúvida de como utilizar algum recurso, quer entender como funciona alguma coisa, está com algum problema no próprio Stack Overflow, etc, existe um Stack Overflow sobre o Stack Overflow: o Stack Overflow Meta.

Lá você também pode pesquisar, perguntar, responder e engajar, apesar de o sistema de reputação ter um significado e valor diferente por lá.

Stack Overflow em Português

Se tem dificuldades com inglês você também pode optar por engajar no Stack Overflow em Português! Funciona igualzinho ao Stack Overflow, é uma comunidade menor, mas cheia de BRs, portugueses, entre outros países e pessoas que falam português.

Outras Stack Exchange

Além do Stack Overflow, a Stack Exchange também possui outros sites de perguntas e respostas de tópicos e interesses diversos, quem sabe você também não se interessa por algum?

Física, board games, bicicletas, RPG, segurança da informação, língua portuguesa, revisão de código, produção de cervejas, xadrez, filmes e TV, desenvolvimento de jogos, enfim, bastante coisa legal!

#FasterTogether

Bora impactar! Compartilhem seus perfis aqui nos comentários!

Juntos somos mais rápidos! :)

Obrigado Gabriel Ribeiro e Luana Pimentel por revisarem o conteúdo.

 

Adriano Falsarella

Adriano Falsarella

Adriano Falsarella é desenvolvedor front-end web no iFood, árbitro de voleibol, amante de machine learning, top 5% CSS, HTML, Java, Javascript e ReactJS no SO, Reacteiro, degustador de cervejas, code reviewer, zagueiro de pebolim, top 100 geral e top 10 react entre BRs no SO, board gamer, problem solver, mago halfling ⅕ gnomo nível 4 destreza 18, curte Legião Urbana e é #FasterTogether total.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: